No dia 22 de janeiro, o projecto LIFE Maronesa recebeu uma comitiva especial de restauração vinda de Lisboa, composta pelo Chef Kiko, acompanhado pelo seu chefe de talho Bruno Fortuna e também pelo distribuidor de carne maronesa na zona de Lisboa, Nuno Costa.
A Associação de Criadores do Maronês foi o parceiro responsável pela organização desta visita, onde o ponto de encontro foi a sede da Cooperativa Agrícola de Vila Real. Estiveram presentes o Presidente Joaquim Costa e a responsável pelas operações comerciais da cooperativa, a Eng. Marília Olhero. A Associação de Criadores do Maronês viu-se representada pela Secretária Técnica, a Eng. Paula Teixeira, responsável pelo livro genealógico da raça Maronesa.
A visita começou com uma vistoria às instalações da cooperativa e do modo como opera a mesma. Foi explicado toda a linha de produção desde a parte administrativa, a venda ao público, assim como o modo de produção dos criadores, o transporte dos animais para a indústria de abate e o processo de comercialização.
De seguida foi apresentado o projecto LIFE Maronesa, assim como o selo CLIMA+, ao qual, o Chef Kiko demonstrou muito interesse, devido à qualidade deste grupo restrito de criadores, onde a ideia do Chef passa por trabalhar com um ou dois criadores, de forma conhecer a sua exploração e aprender o seu modo de produção extensivo e o papel dos seus animais na gestão da Serra do Alvão. Desta forma oferece aos seus clientes a experiência de contar a história destes criadores, enquanto prepara as suas receitas e o serviço no seu restaurante.
Juntou-se à comitiva um dos responsáveis da ACM, José João Ribeiro e seguiram em viagem até Telões, para visita à exploração da Casal da Bouça onde foram recebidos pelo Tommy Ferreira, o seu gestor e também pelo coordenador do projecto LIFE Maronesa, Duarte Marques da AguiarFloresta.
Apesar da chuva dificultar a visita, a comitiva lisbonense teve a oportunidade de observar parte do efetivo da exploração na zona mais baixa da exploração onde se localizam as manjedouras de feno móveis e alguns comedouros para vitelos.
Depois da visita ao Casal da Bouça, o almoço prosseguiu no restaurante Hotel Costa do Sol, onde foi degustada carne Maronesa e alguns produtos da região e após o almoço, a comitiva voltou à estrada pela Serra do Alvão.
A visita culminou da parte da tarde, na visita à exploração do criador Rafael Costa, onde foi possível ver um lote de vitelos recém-nascidos e também ter a sorte de presenciar um parto de uma vaca (já nos instantes finais, estava concentrada na limpeza da sua cria).
