Troca de conhecimentos com o projeto LIFE WolFlux

O “Percurso do Pastoreio Sustentável e da Gestão da Paisagem Clima +” (https://www.lifemaronesa.eu/documentos/visita-virtual/) arrancou oficialmente e contou com a visita da equipa LIFE WolFlux que, ao longo de 13 km, conheceu in loco o Casal da Bouça, no vale de Vila Pouca de Aguiar, onde se localiza a área de demonstração do projeto LIFE Maronesa.

Ao longo do percurso, os visitantes conheceram as terras de pastoreio, as raças autóctones e os herbívoros domésticos, que compõe a Serra do Alvão. Para além disso, através desta visita de campo, o LIFE Maronesa dá a conhecer variados temas como, por exemplo, a ecologia do fogo, assim como a monitorização das ações de melhoramento do projeto.

Com esta visita, foi possível partilhar ideias e conhecimentos com os membros do LIFE WolFlux, que no futuro podem resultar em sinergias entre ambos os projetos.

O objetivo do LIFE WolFlux é promover as condições ecológicas e socioeconómicas necessárias para apoiar uma subpopulação de lobo ibérico viável a sul do Rio Douro, de forma que esta espécie possa desempenhar o seu papel funcional como um predador de topo.