Temple Grandin, psicóloga e zootécnica norte-americana, é uma das maiores visionárias do bem-estar dos bovinos e em comportamento animal.
Além de muitas outras descobertas, revolucionou a forma como se desenham instalações para a condução do gado, de forma a diminuir o stress dos animais.
O autismo, segundo ela, permitiu-lhe compreender melhor os animais e atuar como um elo entre o pensamento humano e o do resto da fauna.
Inspirado no modelo de Temple Grandin, António Moutinho e Tommy Ferreira, instalaram no Casal da Bouça (a Área de Demonstração do LIFE Maronesa), uma manga de maneio animal única e inovadora, há cerca de 10 anos.
Posto isto, no passado dia 8 de junho, Tommy Ferreira teve a oportunidade de assistir a uma conferência com Temple Grandin e, no final, trocar ideias com a própria que serão benéficas para o futuro das explorações de gado maronês.
No futuro, o objetivo é requalificar a manga existente no Casal da Bouça e replicar o modelo nas quatro áreas de intervenção do projeto.