Entidade Gestora

Conselho Diretivo dos Baldios de Souto e Outeiro

Localização

Telões, Vila Pouca de Aguiar, Portugal

Área

Área total de Intervenção: 417,8 hectares

Descrição

É uma zona de montanha comunitária que serve as aldeias de Souto e Outeiro, que foi gravemente afetada por incêndios rurais. Atualmente é ocupada por matos e grande parte da área é pastoreada em modo de produção extensivo pela Sociedade Agropecuária do Casal da Bouça e por outros produtores locais. No alto da serra, esta região apresenta diversos bosquetes de carvalhos e outra folhosas, sobretudo ao longo das linhas de água. Na zona de vale apresenta uma área com diversas parcelas de pastagens permanentes, conhecidas como lameiros. Esta área natural de montanha apresenta boas possibilidades de ser explorada tendo em conta a silvopastorícia e caça, sendo alternativas que constituem a melhor forma de uso múltiplo deste espaço.

Entidade Gestora

Assembleia de Compartes dos Baldios de Lamas de Ôlo e Dornelas, em regime de Co-gestão com o ICNF

Localização

União das Freguesias de Borbela e Lamas de Olo, Vila Real

Área

Área total de Intervenção: 2428,43 ha

Descrição

A área geográfica está abrangida pelo Parque Natural do Alvão, considerado como o ex-libris da região. Esta área possui um elevado valor paisagístico, faunístico e florístico, sendo que a área baldia é gerida pela população das aldeias de Lamas de Olo e Dornelas. Enquadrada na paisagem da serrana, nesta área baldia é possível encontrar alguns moinhos antigos e espigueiros, onde o rio Olo é o curso de água dominante, que culmina na famosa cascata de Fisgas de Ermelo

Entidade Gestora

Concelho Diretivo dos Baldios da Freguesia de Alvadia, em regime de Co-gestão com o ICNF.

Localização

Alvadia, Ribeira de Pena, Portugal

Área

Área total de Intervenção: 2625,00 hectares

 

Descrição

É uma área comunitária de montanha que serve as povoações de Lamas, Alvadia e Favaios, cuja principal atividade é a agricultura e a pastorícia. É uma zona de excelência de criação da Raça Maronesa. A região é composta por uma extensa rede de pastagens permanentes, como os lameiros que garantem pasto aos animais durante o período de inverno e áreas naturais de herbáceas e arbustos ao longo das encostas da serra do Alvão, nas áreas baldias da freguesia. O regime de pecuária extensivo característico desta região permite que os animais andem na serra durante as épocas de primavera/verão e nos períodos de clima mais rigoroso, outono/inverno, com frio intenso e neve, os animais estejam mais próximos as zonas abrigadas, nas proximidades dos lameiros. Os matos retirados dos baldios são aproveitados para serem espalhados nos estábulos, servindo de camas aos animais o que contribui para uma gestão eficaz do coberto vegetal.

 

Entidade Gestora

Conselho Diretivo dos Baldios da Freguesia de Bilhó, em regime de Co-gestão com o ICNF.

Localização

Bilhó, Mondim de Basto, Portugal

Área

Área total de Intervenção:  1912,92 hectares

Descrição

É uma área comunitária de montanha que se localiza no extremo este do concelho de Mondim de Basto, na margem esquerda do Rio Cabril. Parte da área do baldio está inserida no Parque Natural do Alvão e é composta por uma extensa área florestal associada intrinsecamente à silvopastorícia, uma atividade tradicional da região. As zonas envolventes às aldeias apresentam uma vasta rede de pastagens permanentes que apoia a exploração animal ao longo do ano.