Participação online no seminário de aniversário do LIFE Resland

No passado dia 5 de Dezembro, no âmbito do seminário organizado pelo projecto LIFE Resland para celebrar um ano de implementação do seu projecto, da parte da tarde foi organizada uma reunião de Networking com vários projectos LIFE que partilham áreas de acção do projecto implementado pela Cascais Ambiente.
Esta reunião contou com a presença de projectos como o LIFE Serras do Porto, Zimbral 4 LIFE, o LIFE BEETLES e o LIFE Maronesa, os últimos dois através de participação online. A representar o LIFE Maronesa estiveram Paula Teixeira e Joaquim Costa, pela Associação de Criadores do Maronês e Henrique Mira Godinho, pela AguiarFloresta.
O encontro organizado pela projecto LIFE anfitrião permitiu criar um momento de troca de experiências entre os 5 projectos, identificar técnicas e estratégias com mais sucesso e os desafios que ambos projectos enfrentaram ao longo do tempo da sua implementação. A equipa do LIFE Maronesa partilhou dados e conselhos sobre a alimentação forrageira das maronesas e a experiências dos criadores do projecto relativamente ao uso de ferramentas tecnológicas que permitem melhorar o maneio do animal. Ficou também lançado o convite à equipa do LIFE Maronesa e especialmente aos parceiros da Associação de Criadores do Maronês, para uma visita à área de intervenção do projecto em Cascais.
O LIFE Resland tem como objectivo recuperação e transformação da paisagem do Parque Natural Sintra-Cascais (na vertente Cascalense) para manchas de vegetação descontínuas e usos diferentes dos atuais, como zonas de pastagem e cultivo de espécies autóctones e resilientes. Estes benefícios ambientais, sociais e económicos traduzirem-se também em ganhos para a comunidade que vive no município.

Mais informações sobre o projecto: https://liferesland.com