Participação no workshop desenvolvido pelo #SilvanusProject

No dia 9 de Outubro, o projecto LIFE Maronesa esteve presente no workshop “Demonstração do Piloto Português”, na Covilhã organizado pela Plataforma Tecnológica e de Informação Integrada para a Gestão dos Incêndios Florestais, SILVANUS.

O coordenador científico do projecto, Carlos Aguiar, apresentou o tema “Pastoreio de montanha na regulação da biodiversidade e na resiliência aos fogos florestais severos – Caso de estudo do projecto LIFE Maronesa”.

Baseado na demonstração das evidências de como a paisagem da Serra Alvão recentemente afetada pelos incêndios de Setembro tem evoluído, o nosso coordenar destacou na sua apresentação a problemática da expansão arbustiva aliada a um período mais curto de retorno do fogo de verão na montanha, que piora o risco ecológico já evidente, nas paisagens serranas do Norte do país.
Demonstrou nas interacções observadas pelo projecto do fogo prescrito+pastoreio, o melhor caminho para uma gestão eficiente e eficaz, ecológica e económica dos recursos do território e das actividades económicos nele assentes, reforçando ainda o princípio fundamental ecológico que a substituição de padrões de perturbação intensos por padrões menos intensos tem um efeito positivo na biodiversidade.
Conclui a apresentação alertando para o risco que existe, numa ideia errada, partilhada por grande parte da sociedade civil, que se deixarmos estes territórios serranos (uma área considerável do país) entregues a si mesmos, a paisagem evolui para fases sucessórias em equilíbrio ecológico.

O #SilvanusProject, é um projecto europeu para o desenvolvimento de uma plataforma integrada de gestão dos fogos florestais, que contempla as três fases: Prevenção, Combate e Restauro florestal. Em Portugal o projeto é desenvolvido por um consórcio de parceiros liderado pela EDP, onde se incluem também a Terraprima, o IST-ID e a AdP.