Parceria com agentes turísticos de Ribeira de Pena para valorização económica da pecuária extensiva

Desenvolver uma estratégia para valorização sócio-económica da pecuária extensiva na Serra do Alvão é uma das metas do projecto LIFE Maronesa.
De que forma podem essas ofertas e iniciativas do mercado territorial ser convertidas em riqueza e valorização económica para os agentes do território, criadores e operadores turísticos?
A estratégia deve passar por uma abordagem integrada e complementar das necessidades desses agentes e de orientação para o melhor aproveitamento do potencial territorial e da actividade pecuária e pastoril.

No fim-de-semana de 26 e 27 de Outubro, em colaboração com o Hotel Pena Park, chef Vítor Miranda e dos parceiros Pena Aventura Park e do restaurante Mãe Aida, foi organizada a iniciativa-teste “Descobrir a Maronesa”, um fim de semana com várias actividades que juntaram o turismo gastronómico com o de natureza.
O programa incluiu no sábado um colóquio ao final de tarde, que contou com a presença do criador Avelino Rego e do chef Vítor Miranda e que terminou com um jantar temático Clima Mais Positivo. No domingo os participantes tiveram o privilégio de visitar a exploração do criador de Ribeira de Pena e puderam acompanhar a sua vacada pela aldeia, passando pela manga de maneio e terminando no lameiro que ia ser o local de repasto do dia.