Ao longo de três dias, de 14 e 16 de outubro, Associação Terra Maronesa esteve presente na 1ª Edição da Feira de Inovação Agrícola do Fundão, com um stand próprio, que englobava mais projetos associados à valorização do território, da pecuária e da sustentabilidade.
O evento contou com a participação de especialistas, membros da academia, empresas tecnológicas e decisores estratégicos na esfera das políticas de desenvolvimento local e agrícola.
Entre os projetos representados no stand da Terra Maronesa, encontrava-se a Casa da Pecuária, a Escola de Pastores e o LIFE Maronesa, todos eles iniciativas que partilham um propósito em comum: implementar modelos sustentáveis de produção pecuária e valorizar o território das comunidades locais.
A Casa da Pecuária, dotada de um local físico em Cabanes, na União de Freguesias de Pensalvos e Parada de Monteiros, surgiu com o objetivo geral de dotar a zona de um centro que estimule a recuperação do património genético, agrícola e gastronómico da região para que se torne mais um elemento de promoção turística da região e atração de visitantes nacionais e internacionais.
A Escola de Pastores pretende capacitar empreendedores na atividade pecuária e pastorícia, promovendo modos de produção extensivos e inovadores, que contribuam para o incremento da sustentabilidade das explorações, do setor e dos territórios onde este tem presença.
Por fim, o LIFE Maronesa é um projeto de Governança, Informação e Ação Climática, que visa a implementação de estratégias de adaptação às alterações climáticas através de um modelo sustentável de produção pecuária em modo extensivo.