Dia 13 de Novembro, nas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, a marca Clima Mais Positivo, marcou presença no Dia Aberto aos Produtores, actividade inserida na implementação das acções do projecto GrowLIFE.
Durante a iniciativa, os visitantes, alunos e professores da escola, tiveram a oportunidade de assistir a uma mostra de produtos biológicos — disponíveis para compra — provar alguns desses produtos durante um showcooking especial, onde foram apresentadas receitas inovadoras utilizando ingredientes trazidos pelos produtores e participar numa conversa aberta com os produtores, alunos e o chefe Delfim Soares, que orientou os alunos na confeção dos produtos durante o showcooking.
A conversa incidiu sobre a expectativa que existe da parte dos produtores e dos profissionais da área da restauração, do papel de cada um, localizados ambos nas pontas da cadeia de trabalho da produção e confeção de alimentos. A abertura a novas estratégias de comercialização por parte dos produtores para atrair os profissionais da restauração e na valorização destes últimos junto do público. Também foram debatidos os obstáculos que existem na implementação de cadeias alimentares de pequeno circuito e na cultura alimentar dos consumidores e da maioria dos restaurantes nas áreas urbanas.
O debate foi moderado por Manuela Carvalho, do Departamento de Business Intelligence do Turismo de Portugal, Manuel Semedo, do gabinete de Economia Circular do Município do Porto e Claudia Barrera-Salas, Agrónoma e Postdoc do projeto, que coordena algumas das acções do GrowLIFE.
O GrowLife tem como objetivo promover a sustentabilidade ambiental e fomentar o consumo de produtos biológicos, valorizando o trabalho dos pequenos produtores e incentivando práticas agrícolas que respeitam o equilíbrio do ecossistema. As quatro principais actividades do projecto são: Visitas Participativas; Rotas para a Sustentabilidade; Formações para Chefs e Dias Abertos de Produtores.
Mais informações sobre o GrowLIFE: https://projetogrowlife.pt/