Apresentação e visita dos participantes do workshop ResAlliance

Nos dias 12 e 13 de Setembro, o LIFE Maronesa participou no workshop ResAlliance, organizado pelo CEF – Centro de Estudos Florestais, do Instituto Superior de Agronomia e pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

No primeiro dia, em sessão plenária no auditório do departamento de Geociências da UTAD, foram discutidas algumas evidências e resultados dos trabalhos realizados no âmbito do projecto, apresentados pelo nosso coordenador científico Carlos Aguiar.

No dia seguinte, a mesma plateia, numa sessão in loco conduzida pelos criadores de gado maronês Mário Queirós e Rafael Costa, teve a oportunidade de percorrer parte do mosaico silvo pastoril do baldio do Bilhó em Mondim de Basto.

Juntamente com membros da equipa do projecto, foram atendidas as curiosidades e dúvidas lançadas pela sessão plenária do dia anterior. Foi possível verificar o trabalho realizado pelo gado maronês nas terras marginais e os resultados de cobertura herbácea que se pretendem alcançar nestas áreas.

Foi questionada também a rentabilidade da actividade económica dos criadores, assim como os obstáculos burocráticos para uma aplicação de boas práticas mais simplificada e leve no dia-a-dia do criador, para uma gestão óptima produtiva e sustentável das áreas comunitárias e privadas.

Ao almoço, os participantes puderam degustar uma deliciosa merenda preparada pelo nosso habitual parceiro da marca CLIMA+, o restaurante Forno de Jales. Desta forma, os participantes, após demonstração dos benefícios do modelo extensivo do projeto LIFE Maronesa em passeio com os criadores, puderam apreciar o incremento do valor gastronómico e económico que trazem os chefs e outros atores da cadeia de transformação e comercialização aos produtos do pastoreio extensivo.