O projeto LIFE Maronesa foi apresentado ontem, dia 8 de setembro, em Mogadouro à margem do primeiro ‘workshop’ sobre gestão de áreas protegidas, promovido pela Associação de Produtores Agrícolas Tradicionais e Ambientais (APATA).
As Áreas de Gestão de Paisagem (AIGP) visam uma abordagem territorial integrada para dar resposta às necessidades de ordenamento e gestão da paisagem e de aumento de área florestal gerida a uma escala que promova a resiliência aos incêndios, a valorização do capital natural e a promoção da economia rural.
Após a apresentação do projeto, a cargo do agrónomo Carlos Aguiar, conclui-se que o LIFE Maronesa é uma possível solução para o desenvolvimento do mundo rural, em conjunto com as AIGP.
Nestas áreas serão criadas as condições necessárias para o desenvolvimento de Operações Integradas de Gestão da Paisagem (OIGP) a executar num modelo de gestão agrupada da responsabilidade de uma entidade gestora e suportada por um programa multifundos de longo prazo que disponibiliza apoios ao investimento inicial, às ações de manutenção e gestão ao longo do tempo e à renumeração dos serviços dos ecossistemas.
Neste momento há em Portugal 47 AIGP, sendo que oito estão implementadas na região Norte, em concelhos como Bragança, Mogadouro ou Vila Pouca de Aguiar, em Vila Real.