No passado sábado, dia 23, Rafael Costa e Henrique Mira Godinho deslocaram-se até Arcos de Valdevez para participarem no 1º dia da Raça Cachena organizado pela Associação dos Criadores da Raça Cachena.
O gestor de projecto teve a oportunidade de participar como orador no colóquio “Desafios e oportunidades para a raça Cachena”. Numa plateia com a forte presença dos criadores de raça Cachena, o foco da apresentação “Projecto LIFE Maronesa – Oportunidades de replicação no território da Cachena” incidiu sobre demonstrar algumas ideias e estratégias para aplicação do modelo extensivo do projecto pelos produtores de raça Cachena, umas foram adoptadas na região de Trás-os-Montes, outras foram transferidas para fora da região, tendo sempre em consideração o contexto produtivo das explorações e território e do tecido comercial da região dos novos produtores CLIMA+.
A apresentação começou com o tópico que desperta mais interesse entre os criadores e produtores de gado do território do Alvão, o material inovador e tecnologia que o projecto trouxe no maneio e gestão das explorações de modo produção extensivo que aumentam consideravelmente a produtividade de trabalho do produtor.
Foi apresentado o modelo económico que pretende sustentar a actividade da pecuária extensiva para raças autóctones de montanha do norte do país, através da promoção da marca ecológica Clima Mais Positivo e mencionou alguns dos criadores de outras raças que já aderiam à marca, como por exemplo os criadores de raça Arouquesa e Minhota.
Para terminar foram comunicadas as acções de modernização comercial e valorização da actividade através da integração de agentes turísticos no território e do factor fundamental que é comunicar e informar dos benefícios do pastoreio extensivo e do consumo dos seus produtos aos vários tipos de público alvo de forma a influenciar as suas decisões em prol da acção climática.