LIFE Maronesa foi destaque nas III Xornadas “Actividades agrogandeiras fronte aos incendios na montaña”

Dia 16 de Novembro, o LIFE Maronesa foi destaque na apresentação “Renovar con fuego: El fuego prescrito en la gestión del territorio”, desenvolvida pelo seu gestor de projecto, enquanto membro da direcção da Associação de Fogo Prescrito da Europa – Nodfyr Portugal, entidade convidada pela Sociedade Galega de Pastos e Forraxes num dos painéis de oradores das III Xornadas “Actividades agrogandeiras fronte aos incendios na montaña”, que decorreram em Quiroga, Lugo.

Foram destacados os trabalhos do projecto LIFE Maronesa como exemplo de práticas com recurso à piro herbivoria para adaptação e mitigação climáticas e sequestro de carbono. O fogo prescrito preserva o solo, matéria orgânica e os rizomas das gramíneas, ao mesmo tempo que fertiliza a superfície do solo e faz com que a vegetação regenere mais produtiva.

O fogo prescrito permite a libertação de pequenas quantidades de carbono (em períodos de 3/4 anos) e aumenta a produtividade do solo e do potencial de sequestro com a ação complementar dos herbívoros. Permite a redução da severidade e frequência dos incêndios de verão: é libertado menos carbono na passagem do fogo no verão, a regeneração da vegetação é mais rápida e diminui a probabilidade de consumo de solo.