Projeto LIFE Maronesa marca presença na 46ª Reunião de Outono da SPPF

Entre a rotina normal de trabalho do projecto, o último mês desde os incêndios de Setembro que afetaram os baldios de Alvadia, Soutelinho, Souto e Outeiro, foram passados com várias visitas de campo para monitorizar os danos causados pelo fogo de verão e acompanhar a regeneração da vegetação herbácea que rapidamente ocupou as áreas que são pastoreadas e as que foram reconvertidas em pastagens com fogo controlado/prescrito. Dessas visitas surgiram algumas reflexões que partilhámos com os nossos seguidores.

Foi em torno do tema desses incêndios, o comportamento do fogo durante essa semana e a recuperação que já era verificável no início do mês de outubro, que recebemos na exploração do Casal da Bouça e no baldio de Soutelinho, Souto e Outeiro, a comitiva de participantes e convidados, que esteve presente na 46ª Reunião de Outono da Soc. Port. de Pastagens e Forragens SPPF.

Os participantes e convidados também tiveram oportunidade de serem recebidos pelo criador do Casal da Bouça e do projecto LIFE Maronesa, Tommy Ferreira. Após uma breve apresentação sobre a gestão da sua exploração, respondeu a todas as dúvidas e perguntas dos participantes assim como também falou de acções futuras que estão previstas para a sua exploração.

Destaque ainda para a nossa já popular merenda CLIMA+, servida durante o almoço, que deliciou o paladar da comitiva, confecionada pelos parceiros do projecto LIFE Maronesa e chefs da marca Clima Mais Positivo, Rita e João do Forno de Jales.