O LIFE MIDMACC promove a adaptação através da implementação e testes de diferentes medidas de gestão da paisagem para enfrentar os desafios relacionados às mudanças climáticas nas áreas marginais de meia montanha da Espanha (La Rioja, Aragão e Catalunha), enquanto melhora o seu desenvolvimento socioeconómico.
As áreas montanhosas do sul da Europa são consideradas altamente sensíveis aos impactos das mudanças climáticas devido, entre outros, à diminuição da água disponível, à duração e severidade da seca ou ao aumento da frequência de incêndios. Além disso, essas áreas sofreram na última década o abandono rural e a redução das atividades socioeconómicas, causando uma perda progressiva da paisagem em mosaico e uma revegetação das encostas das montanhas.
Esses processos têm reduzido os serviços ambientais prestados pelas áreas de montanha, como o fornecimento de água para as partes baixas das bacias, bem como a sustentabilidade dos sistemas agrário e florestal e sua renda económica.
Neste contexto, o projeto promove a recuperação do mosaico agro-silvo-pastoril para reverter este processo e adaptar as zonas de meia montanha aos impactos das alterações climáticas.
Entidade coordenadora: CREAF
visite o website